Como Escolher um Vinho Fácil de uma forma adequada ou de uma forma Fácil?

Dica número 1:

vinho fácilA primeira coisa que você tem que ter em mente quando você vai querer escolher um vinho é o seu gosto pessoal, sempre.

O que vai dominar uma escolha ou o que vai mandar em uma escolha sobre vinho, é o gosto principal de quem vai consumir. Se é você ou se for a pessoa para quem você vai presentar com uma garrafa.

Quer a aula completa e totalmente grátis clique Aqui.

O gosto pessoal desta pessoa que vai consumir o vinho, é que vai mandar na escolha.

 

Pense na seguinte situação: Você está em um restaurante, com um cardápio em suas mãos e várias opções de comidas, dai você chega para o garçom e fala o seguinte para ele:

“Eu quero uma sugestão do melhor prato da casa”

e o garçom te sugere o melhor prato, que é um ossobuco com risoto de gorgonzola com pera…

Esse realmente pode ser o melhor prato do restaurante, porém você pode não gostar de ossobuco ouvinho fácil de gorgonzola, ou não gostar de coisas agridoces.

Então, essa dica não adiantou de nada para você. Não porque o prato é ruim, mas sim porque você não gosta dos ingredientes daquele prato.

Com o vinho é a mesma coisa, muitas pessoas que estão começando a tomar vinho pedem sugestão para pessoas que estão mais avançadas, chegando para estas pessoas e falando:

“Você que sabe muito sobre vinhos, me indica um vinho que você gosta.”

Ai ele vai pegar um vinho que ele gosta, que ele já toma, que ele já sabe como que é, vai te indicar. E você vai tomar o que aquela pessoa gosta, mais você pode não gostar da escolha.

De fato o que manda é o seu gosto pessoal, não o gosto da pessoa que te indicou. O que acontece muito, é que a pessoa que quer entrar no mundo dos vinhos, não sabe nada, pede conselhos para outra pessoa, a outra dá o conselho.

vinho fácilCriando uma generalização, sobre o assunto, pensando que:

” Se aquela pessoa que entende muito de vinhos, me indicou este vinho, falou que era bom, eu bebi e não gostei. Imagine só se eu tomar um vinho ruim … “

Este sentimento acaba ficando na cabeça de quem quer começar a entender este mundo dos vinho. Um sentimento gerado por uma experiência errada, pois a indicação era muito boa, mas o seu gosto pessoal, não é o mesmo do que a do especialista, a escolha não é do seu agrado.

Mas, então como saber qual o vinho que irá te agradar mais?

vinho fácilTemos 3 diferentes tipos de vinhos:

Primeiro –  Leve, é o Vinho Fácil de beber, é o que não precisa de harmonização, que não precisa de comida junto. É o vinho que é para ser tomado em quantidades maiores. Este vinho não passa por madeira, é  mais frutado, e é bem leve, que desce gostoso

A maioria dos vinhos leves são:

São os vinhos tintos menos alcoólicos que tem uma coloração um pouco mais clara. Os vinhos brancos, os vinhos roses, os vinhos espumantes.

A maioria dos vinhos brancos e roses, são vinhos leves. Existem vinhos brancos, roses e espumantes mais encorpados, que são a minoria.

Segundo – Que é a maior categoria, que é aonde está a maioria dos vinhos do mercado. são os vinhos de médio corpo ou mediamos.

Que são vinhos que tem estrutura e tem um pouco de potencia, tem uma certa complexidade, que amarra de leve a boca, mas não é nada absurdo, é uma experiência bem controlada, bem homogênea, e tem um gosto bem aveludado.

Então a maioria dos vinhos de médio corpo, eles tem um álcool moderado, passam por madeira, mas passam por pouco tempo.

Rodrigo Bertin

Terceiro – Os vinhos mais encorpados, que são os de maior potência, maior estrutura, que amarra um pouco a mais a boca, que tem mais persistência na boca, que passa por mais tempo por madeira.

Esses  normalmente precisam de uma harmonização com comida junto, não são para se consumir em grande quantidade, também são mais caros.

Você tem que identificar qual é o seu gosto pessoal, qual é o vinho que te agrada mais, se é um vinho mais leve, um vinho de médio corpo ou um vinho mais encorpado.

Tendo isto em sua mente, já irá te ajudar muito a diminuir a sua margem de erro. Você vai ter um parâmetro para dar a pessoa que vai te ajudar na escolha de um vinho, ou mesmo quando for comprar.

Em relação ao álcool, que é uma forma de medir se um vinho é leve, mediano ou encorpado, vou te apresentar um parâmetro:

Acesse o site www.vinhofacil.com e participe do webnário grátis.

  • Vinhos de até 13 Graus de álcool, são considerados leves.
  • Vinhos de 13 a 14 Graus, são considerados medianos.
  • Vinhos de 14 acima, são considerados encorpados.

 

Dica número 2:

A Ocasião. A ocasião manda muito na escolha de um vinho.

vinho fácilOs vinhos mais leves, pedem ocasiões mais leves. Tanto de clima – calor ou frio, quanto a ocasião mesmo, como por exemplo, um encontro descontraído com amigos, bater papo, happy hour …

Você vai beber uma maior quantidade, não precisa ficar avaliando o vinho, e também gastar um pouco menos.

Em um jantar romântico, por exemplo, onde você vai comer um cordeiro, uma comida mais condimentada, ai sim, pode pedir uma vinho mais encorpado, que o consumo da garrafa será um pouco mais demorado, vai degustar com mais calma.

Presentear alguém com vinho também é uma ocasião importante, você vai escolher um vinho barato de R$20,00 para uma pessoa que é muito importante para você?

Rosé de ProvencePorem tem que saber o gosto desta pessoa, se ela não gostar de vinho encorpado, nem adianta dar este presente, por que ela não vai gostar, porém pode dar um vinho mais leve de maior valor agregado, por exemplo um Rosé de Provence, é um vinho leve, porém glamouroso.

O próximo passo, é bem curioso e que as pessoas pouco reparam. Os rótulos, você pode julgar os vinhos pela rotulagem, pelo que está escrito ou o conseguimos enxergar no rótulo da garrafa.

Vamos determinar o que podemos esperar daquele produto, que está ali na sua frente, examinando o rótulo.

Escolher um vinho, é diferente de como degustar. Escolher vem antes do degustar, então tem que escolher o vinho certo sem provar e isto é o mais difícil.

Então como o nosso objetivo é deixar o Vinho Fácil, vamos lá!

Quando por exemplo: vou escolher um vinho, a primeira coisa a notar e que é muito fácil, é a tampa do vinho. Elas podem ser, tampas de rolha ou de rosca.

 

vinho fácil

 

Os de tampa de rosca, são muito bons também e significa que ele está pronto para o consumo. A maioria dos vinhos de tampa de rosca, são leves, são os que não precisam evoluir, estão prontos para consumo. É um estilo  mais leve para o seu dia a dia. Tomar sem comida, para tomar em uma quantidade maior, um vinho fácil para se tomar até um pouco mais gelado.

Os com tampa de rolha, tanto podem ser leves, encorpados ou de médio corpo, com vários tipos de rolhas. Tem rolhas sintéticas, aglomeradas e de cortiça. Então não dá para julgar um vinho somente pela rolha.

Agora que você já está se familiarizando com o encantado mundo dos vinhos, convido a você que Rodrigo Bertincontinue a aprender Gratuitamente com o Rodrigo Bertin, criador do Curso Vinho Fácil , os

5 Passos para saber qual vinho escolher em qualquer ocasião, e nunca mais passar vergonha!

clique no botão abaixo e faça sua inscrição para o webnário online, este treinamento ficará por pouco tempo disponível..

Clique Aqui Para Participar do Webinário Grátis Vinho Fácil!

RODRIGO BERTIN

Rodrigo Bertin

 

Rodrigo Bertin é Sommelier Internacional e Chefe da Adega Maison Bertin. Empresa familiar com 60 anos de tradição no comércio de bebidas em Sorocaba-SP. Há 10 anos realiza treinamentos sobre Vinhos, organiza Eventos Gigantescos de Degustação e ministra palestra sobre o tema em Universidades.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Escolher Um Vinho Fácil - Com Rodrigo Bertin
Author Rating
51star1star1star1star1star